JOIA SUSTENTÁVEL FOLHEADA A OURO 18 K

  • A Joia Sustentável é um novo conceito em joalheria que alia o uso de tecnologias modernas de fabricação de joias, conhecimento técnico-científico em gemas (pedras preciosas) e metais preciosos, uso de matérias-primas gemológicas locais em conformidades com as leis ambientais em benefício de uma comunidade ou região (Neste caso, a Amazônia).
  • Optamos pelo segmento de Joias Folheadas a ouro 18K como modelo de negócios (benchmark) porque acreditamos que este é o segmento da indústria joalheira que tem mais a ver com nossa proposta de valor quanto a contribuir com a Verticalização Industrial Joalheira e Sustentável na Amazônia e várias são as razões para esta nossa aposta;
  • 1 -  O Segmento de Joias Folheadas a Ouro 18K é de forte empreendedorismo, disruptivo, escalável, permite a repetitividade de peças, atingem as classes A, B, C, mulheres, jovens, crianças e idosos, sendo também um segmento que usa muita tecnologia em todo seu processo produtivo, prima pelos designs das peças como diferencial de competitividade, e não faz distinção quanto ao uso das matérias-primas gemológicas utilizadas, podendo ser de origem orgânica ou inorgânica, sintética ou natural.
  • 2-O uso do ouro  no segmento de folheados é considerado de pequena quantidade, porém sua presença revestindo a liga de cobre (90%Cu+10%Zn) é de fundamental importância, pois é ele que os diferencia das joias de ouro sólido 18K, que está em um nível mais acima, e os das bijuterias (que não apresenta o metal precioso em sua composição) e que está em um nível mais abaixo. Não usaremos o termo semi-joia, porque nas atuais regras da joalheria, ele é errôneo e pejorativo comercialmente, baseado no fato que a joia folheada é um produto que tem sempre metal(is) precioso(s) envolvido(s) no processo de produção e que o termo semi-joia não é reconhecido nas exportações e transações em países do Mercosul por exemplo onde tal produto é enviado ou comercializado com o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) de joias folheadas a ouro  7113.20.00.

                                                           

  • 3-Um outro grande motivo pela escolha do segmento de Folheado a Ouro 18K como nosso modelo de negócios foi a grande disponibilidade local das matérias-primas desta indústria na Amazônia em  particular no sudeste do Pará onde o metal cobre é abundante. As joias de folheadas a ouro 18K, são na verdades joias produzidas com uma liga de cobre que é folheadas a ouro 18K ( "folha" de alguns mícrons de espessura).  Toneladas de cobre estão sendo consumidas por esta indústria e por esta razão podemos afirmar que a Indústria de Folheados está associada fortemente a Cadeia do Cobre existente na Amazônia.

                                               

A KARAJAZ então resolveu apostar na inovação e gerar produtos de joalheria que tivessem repetitividade, pertencesse a um mercado escalável de joias folheadas, fosse produzido industrialmente e com tecnologias, mas que tivesse a uma forte abordagem sustentável, e que pudéssemos usar matérias-primas de baixo custo de modo inteligente e gerar emprego e renda para as cooperativas amazônicas fornecedoras das matérias primas, foi desta forma que chegamos ao conceito inovador e até o momento único de "Joias Sustentáveis Folheadas a Ouro 18K".


 

Joias em Madeira produzida em parceria da KARAJAZ com o Polo Moveleiro de Parauapebas-PA e com madeiras doadas por uma empresa de mineração atuante na região.


                                                     

Ametistas do Garimpo das Pedras (Alto Bonito - PA) em joias sustentáveis folheadas a ouro 18K. Estas ametistas de cor rosada conhecida como Rose de France forte existem em toneladas neste garimpo são até consideradas rejeitos e em geral são exportadas para china a preços muito baixos para a confecção de bolinhas (beads). 

                                                    


Joias com Inlays de Granitos de diferentes tipos, um material pouco comum em joias, mas extremamente interessante para compor joias sustentáveis.