JOALHERIA PARAMÉTRICA E GENERATIVA : PADRÕES ARQUITETÔNICOS, GEOMÉTRICO E ETNOGRÁFICOS NO DESIGN DE JOIAS

Fig.01. Anel com design paramétrico, extremamente leve, apresentando padrão geométrico e com triangulações altamente simétricas, usados principalmente em projetos de arquitetura moderna e com forte tendência para projetos de produtos de joalheria. Foto: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ.


INTRODUÇÃO

Padronizações complexas que outrora eram observadas apenas em papeis de parede, tecidos, nas tramas de artesanatos, bordados e projetos contemporâneos de arquitetura, agora são possíveis na Joalheria Paramétrica e Generativa, trata-se de um novo estilo de desenhar joias e direcionado para designers, joalheiros, e ourives que estão explorando novas formas e sempre tiveram o desejo de colocar padrões diferenciados em suas peças como modo de fortalecer a identidade cultural e o estilo de sua marca. Tudo isso graças ao advento das tecnologias e inovações CAD/CAM aplicada na indústria joalheria 4.0 contemporânea, cujas ações têm se intensificado nos últimos anos e vem garantindo joias com designs diferenciados, de excelente acabamento e com tendência de mercado.

Fig.02. Anéis com designs paramétricos, altamente geométricos, com tramas de fina espessura que se ligam formando triangulações, um padrão de design clássico na arquitetura contemporânea e com grande tendência para aplicação em joias, seja ele vazado ou sob a forma de texturas. Imagens: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ.


TECNOLOGIAS E PRINCIPAIS CONCEITOS

O design paramétrico e generativo aplicado a joalheria pode ser definido como uma maneira de elaborar produtos inovadores de joalheria a partir de algoritmos (uma espécie de receita), onde a partir da entrada de parâmetros (input), os softwares e plugins os processam de forma sistêmica, gerando a melhor forma da joia possível. Este novo estilo representa uma quebra de paradigma no design de joias convencional e na obtenção do produto final, pois permitem validações, customizações, montagem de coleções, e fabricações muito mais rápidas. O software Rhinoceros, que por sua vez, é o mais conhecido da comunidade joalheira, juntamente com seu plugin Grasshopper, são combinações mais usadas na atualidade para se obter designs paramétricos e generativos de joias.

Fig.03. Alianças com o mesmo padrão etnográfico conhecido como “chave grega” que se repete espaçadamente em diferentes estilos e que foram geradas por um mesmo algoritmo e de forma muito rápida. Especificamente, este tipo de parametrização reflete não somente a cultura do povo grego, sendo também uma iconografia muito usada por joalheiros do norte do Brasil. Em destaque, alianças paramétricas produzidas com o software Rhinoceros + plugin grasshopper. Imagem: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ


DESIGNS PARAMÉTRICOS EM JOIAS PADRÃO “VORONOI” – O chamado diagrama de Voronoi na joalheria pode ser entendido como a decomposição da superfície de uma joia em células ou sítios com núcleos únicos. Tais células são geradas por um único algoritmo e seus parâmetros como espessura, largura e tamanhos e a aleatoriedade dos sítios darão origem a novas formas e assim a diferentes produtos de joalheria.  

Fig.04. Brincos “ear climbers” e alianças com padrão voronoi, produtos gerados por um mesmo algoritmo e produzidos com o software Rhinoceros + plugin grasshopper. Imagem: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ.


PADRÕES GRÁFICOS (GRAFISMOS) – Retratar padrões que são identidade cultural de uma civilização, sociedade ou região em joias sempre foi um desafio para o joalheiro. Trata-se de padrões refinados, ricos em detalhes e que no Brasil são frequentemente usados por joalheiros de estados do norte e nordeste, mas que sempre tiveram dificuldades para ter uma produção industrial de joias com tais características (produção em larga escala). Assim, com o advento tecnológico joalheiro estes estados podem dar grandes salto comerciais e estatísticos de fabricação e exportação de joias, se passarem a conhecer melhor as inovações e tecnologias da indústria joalheira 4.0 como a modelagem 3D, em particular o design paramétrico e generativo aplicado em joias que são capazes de gerar tais belezas étnicas e culturais em pouco tempo e com precisão nos detalhes.

Fig.05. Anéis com designs étnicos parametrizados no rhinoceros + grasshopper e que retratam as iconografias de tribos amazônicas, mas especificamente a da tribo marajoara que viveu na Ilha do Marajó (Pará) em tempos que antecedem a descoberta das Américas. O significado de tais simbologias é a união, ou melhor que tudo está conectado e unido neste universo.   Imagens: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ.

PADRÕES GEOMÉTRICOS LEVES – O design paramétrico parece não ter limites, geometrias que outrora somente eram percebidas somente na joalheria artesanal e filigranas, agora estão mais próximos da joalheria industrial ou de larga escala. São verdadeiras obras de arte feitas com o auxílio do computador e de impressoras 3D de alta resolução. A espessura destes fios em joias variam entre 0.6 e 1.0 mm, dimensões que apesar de pequenas são perfeitamente prototipáveis atualmente.

Alianças levíssimas com padrões geométricos retangulares e quadrados, geradas por um mesmo algoritmo e produzidos com o software Rhinoceros + plugin grasshopper. Imagem: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ

PADRÕES EM SEÇÕES – É um clássico do design paramétrico, trata-se do fatiamento de uma estrutura em seções regulares, espaçadas e curvilíneas. Este padrão mostra movimento nos eixos xyz, sendo muito usados em projetos futurísticos de arquitetura e marcenaria. O uso da parametrização em seções quando aplicado em joias gera um estilo, único, inovador e futurístico, características que farão com que marcas de joias nacionais e internacionais apostem também neste estilo nos próximos anos (tendência).

Anéis paramétricos com estrutura seccionada em diferentes tons de ouro, um estilo inovador, futurístico e produzido com o software Rhinoceros + plugin grasshopper. Imagem: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ

PADRÃO FIBONACCI – Presente na natureza em plantas como o girassol, a chamada sequência de Fibonacci ou padrão Fibonacci são desenhos derivados de uma sequência numérica que começa com 0 e 1 e os números seguintes são a soma dos dois anteriores, portanto 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…. Certamente que joalheiros e designers não precisam ter o entendimento matemático para fazer este padrão, pois existe no Grasshopper uma ferramenta específica chamada Fibonacci que é capaz de gerar formas diversas de joias a partir de sua forma primitiva chamada “Espiral Golden” de modo fácil e rápido.

Anel com cabeça parametrizada usando a ferramenta Fibonacci e produzido com o software Rhinoceros + plugin grasshopper. Imagem: Cortesia ALMA BRAZILIS / KARAJAZ

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há pelo menos 20 anos, seria quase impossível imaginar que teríamos detalhes tão minuciosos em joias, e que estas também poderiam ter produção em escala. As tecnologias e inovações CAD/CAM da indústria 4.0, como; A modelagem 3D que gera realidade aumentada das joias (renderizações) e a prototipagem rápida de joias em impressoras 3D de alta resolução chegaram para ficar no setor joalheiro nacional e internacional, e fazendo como que designers, joalheiros e ourives repensem, modifiquem ou adaptem respectivamente seus modos de desenhar e fabricar joias. O Design Paramétrico e Generativo pode ser visto como uma forma avançada de desenho 3D de joias, um grau acima da modelagem 3D tradicional, seus produtos gerados fazem com que estivéssemos adentrando em uma nova era da joalheria com designs refinados, detalhistas e futurísticos. Uma das principais vantagens do uso do desenho paramétrico é a geração de novas formas a partir de um único algoritmo e que ao modificar seus parâmetros pré-estabelecidos como espessuras, diâmetros, larguras etc. transformam o desenho de forma global e assim gerando um novo produto de forma muito rápida e de fácil validação. Comercialmente, as simetrias das formas geradas pelo design paramétrico e generativo agradam os olhos, e se revertem em vendas, este tipo de tecnologia é capaz de gerar peças muito leves e com um visual espetacular, não é uma regra, mas existe uma parte do empresariado joalheiro que está investindo neste aspecto, visando ter peças com designs diferenciados e muito leves, em grande parte devido ao preço do ouro e de estratégias setoriais.

Sobre o autor: Mauricio Favacho é MSc. geólogo, gemólogo especialista em gemas, joias e metais preciosos, modelista 3D de joias, Fundador e CEO na KARAJAZ- startup de fabricação digital de joias, semijoias e biojoias, e também Pesquisador Empreendedor na BioTec Amazônia.

Matéria Publicada na Revista Feninjer – A revista da maior feira de joias e afins da Indústria Joalheira Brasileira. https://joom.ag/UmrI/p132

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