KARAJAZ ACADEMY é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos de joalheria base sustentável na Amazônia e que faz parte da rede de laboratórios associados a BioTec Amazônia. Ele tem o formato colaborativo de um fab lab, porém específico para produtos de joalheria (Jewelry Maker). O laboratório tem na sua gestão as Startups KARAJAZ (Produtos) e ArtGold (Serviços) e dentre os seus diversos objetivos apresenta a Transferência das Tecnologias de fabricação digital de joias, semijoias e biojoias como a modelagem 3d (tecnologias para o design 3D), a prototipagem rápida (impressora 3D), e a tecnologia de fundição em cera perdida para as Cadeias Produtivas de Gemas, Joias e Metais Preciosos dos municípios amazônicos, visando o desenvolvimento de produtos de joalheria na Amazônia de maior valor agregado tais como; Joias de ouro 18, Semijoias, Biojoias, Joias de aço, Lapidação de gemas, bem como a verticalização da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias e Metais Preciosos nesta região. Essa transferência se dará através de cursos, palestras, workshops, seminários e cooperações técnicas, gestão de contratos ou PPP- Participação Público Privada.
Empoderar comunidades como o Quilombo APQUA (em Ananindeua-Pa) a desenvolver produtos de maior valor agregado é um dos objetivos do JoiaTec 3D.
Alunos do IFPA BRAGANÇA assistem atentamente uma aula de design de joias no software Rhinoceros 7.0
Artesã Maiara assiste atentamente a aula de confeção de um pingente religioso. Ela pensa em agregar mais valores aos seus produtos de joalheria com esta tecnologia.
Apresentação sobre Fabricação Digital de Joias no evento INOVE+ da UFPa.
Apresentando a modelagem 3D de joias no Software Rhinoceros 7.0 para donos de oficina de joias que desejam inovar na fabricação de seus produtos de joalheria.
Joalheiro João Sales tendo uma aula de Rhinoceros sobre design de anéis de formatura no Rhinoceros 7.0.